Quando avançamos com uma auditoria aos resíduos que produzimos em casa, podemos determinar estratégias para o diminuir. De outra forma, este continuará a contribuir para a emissão de gases de efeito de estufa, para a acumulação de lixo em aterros, entre muitos outros problemas ambientais.
Imagem de Natalia Flores por Pixabay
Os resíduos domésticos contribuem significativamente para a poluição a nível global. A forma como tratamos do lixo, apesar do apelo à reciclagem, ainda representa um grave problema que afeta a sociedade e o ambiente. Relativamente ao lixo orgânico, e de acordo com a Associação ambientalista Zero, em 2017 estimava-se que eram desperdiçados anualmente cerca de 100 milhões de euros (RR, 2017).
Imagem de RitaE por Pixabay
É por isso necessário criar hábitos de separação e de redução do lixo nas nossas habitações, de modo a melhor preservar o ambiente. Mas, como podemos fazer uma auditoria ao lixo na nossa própria casa? Leia o seguinte guia em 5 passos.
Passo 1: Defina O intervalo de Tempo
A primeira atitude a ter é definir um espaço de tempo entre as auditorias a realizar. O mais aconselhado é que faça o ponto da situação uma vez por semana, de preferência, antes que, em sua casa, façam a recolha do lixo orgânico e do lixo para reciclagem.
Passo 2: Escolha Um Espaço
Agora que sabe quando irá fazer a sua primeira auditoria, o próximo passo é determinar o local onde esta irá decorrer. Depois, coloque folhas de jornal, um pano velho ou um saco de plástico grande no chão (que possa ser reutilizado mais tarde), de preferência, num espaço interior, para que o lixo não seja levado pelo vento.
Passo 3: Organize Por Categorias
Depois de reunido todo o lixo, pode organizá-lo em várias categorias, mas para tornar a tarefa mais fácil, pode fazê-lo em apenas quatro grupos:
-
Embalagens/Objectos recicláveis (papel, vidro, plástico, metal);
-
Materiais recicláveis, mas que não se colocam nos depósitos normais (eletrodomésticos, pilhas, etc.);
-
Lixo orgânico (restos de comida, lixo de jardim);
-
Outro tipo de lixo não-reciclável ou que não é reciclado ainda (fraldas não-recicláveis, palhinhas, objetos cortantes, tintas, resíduos com sangue, entre outros)
Se preferir, pode fazer este processo tendo por base as divisões da casa, porque em cada uma tendem a ser depositados tipos específicos de lixo. Por exemplo, na cozinha, é mais comum haver restos de comida, garrafas ou embalagens de plástico. Já numa garagem ou arrecadação, pode haver restos de tintas ou pesticidas.
Passo 4: Registe os dados
Após separar todo o lixo por categorias, chegou a hora de contabilizá-lo. Pode fazer esta análise através de uma tabela ou construindo gráficos.
Fazer a contagem dos recicláveis da forma que apresentamos pode não ser a mais adequada. Caso isso se verifique, recorra ao método da tabela, contando cada material antes de ser posto no contentor da reciclagem que tem em casa.
Em relação ao lixo orgânico, visto que pode não ser prático contabilizá-lo da mesma forma, opte por fazê-lo pesando os sacos em que é colocado ou anotando o seu volume. Pode também selecioná-lo e reservar parte do mesmo para compostagem.
Passo 5: Analise os resultados e faça ajustes
Relativamente a estes pontos, recomendamos mais opções do nosso Manual, agora que tem uma noção do que realmente deita fora, podendo adotar procedimentos de acordo com a política dos 5 R’s. Mas, em que consistem os 5 R’s? São precisamente princípios que vão de encontro aos conselhos mencionados no nosso Manual:
“Reduzir a quantidade do nosso lixo; repensar a forma como consumimos; rejeitar produtos que não seguem leis sustentáveis; reutilizar materiais e aprender a reciclar corretamente o lixo.” (Airfree, n.d.)
Também é muito importante que toda a família esteja envolvida para que se possam implementar estas estratégias, já que todos os seus elementos produzem lixo.
Fontes:
AirFree, Purificadores de Ar, n.d. Conhece os 5 R’s da Sustentabilidade? Disponível em: https://blog.airfree.pt/como-diminuir-o-desperdicio-em-casa-praticando-os-5rs-da-sustentabilidade/ (último acesso 28.03.2021)
RR (2017) Portugal Desperdiça 100 Milhões Porque Não Aproveita Lixo Orgânico. Disponível em: https://rr.sapo.pt/2017/02/08/pais/portugal-desperdica-100-milhoes-porque-nao-aproveita-o-lixo-organico/noticia/75514/ (último acesso 15.03.2021)
Villaire, S. (2020). In Home Waste Audit, Saint Louis City Recycles, Disponível em: https://stlcityrecycles.com/in-home-waste-audit/ (último acesso 15.03.2021)
Granger, T. (2021).The 411 Conducting a Home Waste Audit, consultado em Earth 911. Disponível em: https://earth911.com/home-garden/conducting-home-waste-audit-part-1/ (último acesso 16.03.2021)
Cape May County Municipal Utilities Authority, n.d., Home Waste Audit. Disponível em: https://www.cmcmua.com/home-waste-audit (último acesso 17.03.2021)